CATEQUESE: NÃO EXISTE “MISSA DE ANO NOVO”.

 

Coração de Mãe CATEQUESE: NÃO EXISTE “MISSA DE ANO NOVO”.
Dom Anuar Battisti é Arcebispo de Maringá desde 29 de setembro de 2004

Por Dom Anuar Battisti (Arcebispo de Maringá/PR)

 

Caríssimos amigos!
Não existe Missa de Ano Novo. Este formulário não está no Missal oficial da Igreja. Portanto, não se celebra Missa de Ano novo.
Inclusive, o tal “Ano Novo”, “Virada de Ano” e “Réveillon” não é comemoração religiosa mas sim civil; marcando o início de um novo ano civil. O Ano da Igreja se inicia no Primeiro Domingo do Advento, quatro semanas antes do Natal e não no dia 01 de janeiro.
Nestes meus quase quarenta anos, já vi coisas estranhíssimas: “Missa da Virada”, “Missa de Ano Novo”, inclusive com o padre pedindo para todos irem à Missa vestidos de branco (supertição que é pecado); fazendo a “entrada” dos numerais do novo ano, cantando músicas de Roberto Carlos e outros cantores não sacros sobre “recomeço de ano”, “paz no coração” e outras melosidades… Quanto absurdo em nossas liturgias…

 

Coração de Mãe CATEQUESE: NÃO EXISTE “MISSA DE ANO NOVO”.
No dia 01 de janeiro, celebramos a solenidade em honra a Maria, Mãe de Deus.


Dia 31 de dezembro é memória facultativa de São Silvestre I, que grandiosamente contribuiu com o início da Igreja e a paz com o poder público. Contudo, até as 15h00min, a Missa é própria da Oitava do Natal.
Após as 15h00min, Hora Média no Ofício Divino, segundo a lei litúrgica, já são I Vésperas da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Isto é obrigatoriamente por ser dia de preceito.
Dia 01 de janeiro, é a grande Solenidade de Maria Mãe de Deus. Esta é a festa mais importante de Nossa Senhora no ano todo. Infelizmente acaba sendo esquecida ou muito (quando não completamente) ofuscada pelo grosseiro erro de se celebrar neste dia o que a Igreja não celebra: O Ano Novo! Por ser uma Solenidade, esta festa de Maria Mãe de Deus já se celebra desde as 15h00 do dia 31 de dezembro.
Celebremos portanto Maria, a Mãe de Deus nos dias 31/12 à noite e no dia 01/01. Agradeçamos a Nosso Senhor e a Maria pelo ano civil que se encerra e coloquemos sob a proteção de Deus e de Maria o ano civil que se iniciará, mas sem paganizarmos a liturgia.

 

Fonte: Kerigma Católica News

https://kerigmacatolicanews.wordpress.com

 

EVENTOS CATÓLICOS: 2º “Dai Graças” reúne comunidades em Umari no Agreste

Coração de Mãe EVENTOS CATÓLICOS: 2º "Dai Graças" reúne comunidades em Umari no Agreste
Dai graças em Umari – Bom Jardim /PE

 

Por Xande Batista

A comunidade católica do distrito de Umari, na cidade de Bom Jardim em Pernambuco, Diocese de Nazaré, promove, pela segunda vez, o DAI GRAÇAS. O Evento reúne a comunidade que fica na região entre Bom Jardim e Surubim e é promovido pelo Grupo Jovem São Francisco
de Assis com o apoio da Capela de Nossa Senhora das Dores (Capela do Descanso), da Comunidade de Jovens Cristãos (CJC) e de todos os
paroquianos de Umari.
Segundo Inácio Moura, coordenador do Grupo Jovem São Francisco de Assis e agente da Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Capela de
Nossa Senhora das Dores, o evento de final de ano é uma grande reunião entre as muitas capelas de Umari com o objetivo de
render graças a Deus pelas conquistas no ano de 2017. Também é um meio de evangelizar e atingir os jovens para que tenham um
encontro pessoal com Jesus.

Coração de Mãe EVENTOS CATÓLICOS: 2º "Dai Graças" reúne comunidades em Umari no Agreste
O Show da Banda Arautus Dei, um dos pontos altos do evento, será no domingo (03).

O tema do 2º DAI GRAÇAS, que será realizado nos dias 02 e 03 de dezembro, é: “Missão: Servir sem medo” e tem como lema, “Vós Sereis minhas
testemunhas” (At 1,8). No sábado, dia 02, às 18h30, será realizada uma caminhada pela paz encerrada com um grande momento de louvor e
oração na Academia da Saúde. No domingo, dia 03, na Quadra Esportiva de Umari, com início às 13 horas, será realizado mais um momento de
louvor e pregação, teatro, show com a Banda Arautus Dei e a Santa Missa que terá como celebrante o Pe. João Santana.

 

RESUMO:

EVENTO: 2º DAI GRAÇAS

ONDE: Distrito de Umari ( Bom Jardim/PE)

QUANDO: 02 e 03 de dezembro de 2017

HORÁRIOS: Sábado (02): 18h30 (Caminhada pela paz e louvor)

Domingo (03): 13 horas (Louvor, pregação, show e Santa Missa)

PASCOM EM MOVIMENTO: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Boa Viagem promove a 2ª Feira de Pastorais

Coração de Mãe PASCOM EM MOVIMENTO: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Boa Viagem promove a 2ª Feira de Pastorais
Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Boa Viagem

Por Xande Batista.

Sucesso absoluto em 2016, quando a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Boa Viagem promoveu no mês de setembro, a Primeira Feira de Pastorais, a segunda edição do evento será realizada no próximo dia 26 de novembro em dois horários, logo após as celebrações das Santas Missas dominicais: das 10h ás 12h e das 19h ás 20h, onde mais uma vez, as portas da matriz estarão abertas para que toda a comunidade paroquial tenha a oportunidade de conhecer e se aprofundar nos diversos movimentos, pastorais, serviços e grupos que compõem, além da Matriz, as comunidades de Nossa Senhora de Fátima da Imbiribeira e Nossa Senhora da Rosa Mística (Residêncial Boa Viagem).

O evento, uma iniciativa promovida pelo Padre Moisés Ferreira de Lima em conjunto com o Conselho Pastoral Paróquial (CPP), contará com stands onde o visitante receberá, dos membros de cada grupo, exposições sobre o seu movimento, material gráfico, venda de artigos religiosos e será convidado a participar das reuniões, visitas, orações, palestras e demais atividades.

 

Coração de Mãe PASCOM EM MOVIMENTO: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Boa Viagem promove a 2ª Feira de Pastorais
Padre Moisés Ferreira de Lima é o administrador da paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Boa Viagem e idealizador da Feira de Pastorais.

Atualmente, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário conta com cerca de 20 movimentos, pastorais, serviços e grupos que estarão a disposição da comunidade com seus carismas e características. Com forte atuação na paróquia, o ECC (Encontro de Casais com Cristo) estará promovendo, durante o evento, a venda de lanches em prol das obras de reforma da Matriz. Outros movimentos como: EJC (Encontro de Jovens com Cristo), Legião de Maria, Grupo Jovem, Terço dos Homens, RCC (Renovação Carismática Católica) e as Pastorais da Saúde, Iniciação Cristã (Batismo, Catequese, Crisma), Familiar, da Comunicação e da Liturgia, entre outras, estão com presenças confirmadas na feira.

Coração de Mãe PASCOM EM MOVIMENTO: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Boa Viagem promove a 2ª Feira de Pastorais

Para visitar a 2ª Feira de Pastorais, basta se dirigir a Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Boa Viagem que fica localizada na Av. Barão de Souza Leão, 1420, ao lado do Posto Petrobrás, bem próximo à Estação Aeroporto do Metrô.

A Webradio Coração de Mãe em conjunto com a PASCOM (Pastoral da Comunicação) da Paróquia estará realizando a cobertura da Santa Missa, a partir das 9 da manhã, bem como da Feira, com flash ao vivo durante toda a manhã.

RESUMO:

EVENTO: 2ª Feira de Pastorais

ONDE: Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Boa Viagem

QUANDO: 26 de novembro de 2017

HORÁRIOS: Das 10h às 12h e das 19h às 20h.

 

 

 

 

Tony Allysson e sua equipe sofrem sequestro relâmpago

Durante um show realizado na noite deste sábado (11), em Ouro Velho – Paraíba, o cantor católico Tony Allysson falou sobre o assunto. Ele contou em um dos intervalos de seu show, que no trajeto entre Sertânia e Monteiro aconteceu a abordagem. A van que conduzia ele e integrantes de sua banda foi cercada por um carro e vários homens armados. A situação inesperada deixou todo muito muito apreensivo. Até que se saiba é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece com um cantor católico.

Tony Allysson relata os acontecimentos

Fonte: PB Hoje / Redação Catholicus

Grupo musical católico, Expresso HG, prepara mais uma ação

A banda Expresso HG é muito conhecida na Região do Vale do Paraíba e também em diversos pontos da Região Sudeste. É uma banda diferente que não se preocupa apenas em compor, cantar e fazer shows e eventos. E esse dinamismo da banda contagia. Após a JMJ Rio, o grupo musical Expresso HG lançou um projeto na defesa e na promoção da vida humana. A canção “Direito de Nascer” com a participação especial de inúmeros artistas, já, alcançou milhões de pessoas, no Brasil e no mundo.

Coração de Mãe Grupo musical católico, Expresso HG, prepara mais uma ação

 

Expresso HG: Uma banda com atitude

 

Nas comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, o Expresso HG fez mais uma. Eles lançaram um clipe diferenciado da canção Celebração, em parceria com o Santuário Nacional de Aparecida. com a participação de 300 crianças e adolescentes de projetos sociais. Você pode conferir este projeto no vídeo abaixo:

 

“Queremos contagiar o Brasil, o mundo, com nossa arte. Que todas as pessoas possam conosco celebrar e receber as bençãos de Nossa Senhora Aparecida.” (Roberto Bastos, mais conhecido como Totô).

E esses caras não param e agora estão rodando o Brasil com diversos projetos como este. Recentemente, Totô participou da grandiosa Marcha pela Vida, em Fortaleza. Foi uma linda celebração na Praia de Iracema.

Agora o Expresso HG prepara seu novo projeto e convida as famílias de todo país para o JOGO PELA VIDA. Esta é mais uma feliz iniciativa ligada ao projeto de defesa e promoção da vida humana. O evento acontecerá no dia 17 de dezembro, às 10 horas, em São Caetano, no Estádio Anacleto Campanella. Se você mora na região, nas proximidades ou estará por perto na data citada, por que não dar uma passada lá? A ideia é ter estádio cheio para que o projeto fique ainda mais bonito. Se pode, então não perca tempo e participe!

Fonte: Catholicus

Papa Francisco proíbe venda de cigarro no Vaticano

O Papa Francisco proibiu a venda de cigarros na Cidade do Vaticano. A medida surpreendeu muita gente na Itália e nos demais países europeus, pois como se sabe na Europa o índice de fumantes ainda é muito alto. O pontífice acredita não ser bom exemplo a venda de tabaco e derivados dentro da Cidade Santa.

 

Coração de Mãe Papa Francisco proíbe venda de cigarro no Vaticano

 

“O Santo Padre decidiu que o Vaticano deixará de vender cigarros aos seus empregados a partir de 2018. O motivo é muito simples: a Santa Sé não pode contribuir com uma prática que claramente prejudica a saúde das pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabaco é a causa de sete milhões de mortes por ano no mundo”. (Greg Burke, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé)

Alguns não sabem, mas dentro da cidade santa existem lojas, mercados, postos de gasolina e outros pequenos comércios de uso excluso dos funcionários da Santa Sé. É verdade que que a venda de cigarros era um desses comércios e se constituía em uma fonte de renda para o Vaticano. Porém dinheiro não é tudo e o Papa Francisco acerta com essa proibição. Mais um exemplo do Sumo Pontífice a ser seguido.

 

Papa Francisco segue dando bons exemplos

 

Desde que assumiu o pontificado, o Papa Francisco dado um belo testemunho aos católicos. São pequenos gestos que sempre acabam surpreendendo a muita gente. Ele tem mostrado através de exemplos práticos e concretos um posicionamento sólido a cerca do comportamento cristão sobre diversos pontos. Na minha opinião ele acerta quando proíbe esse tipo de comércio dentro das portas do Vaticano. Por que nosso corpo é templo do Espírito Santo e o tabaco é um produto que sabemos, é causador de muitas doenças. Precisamos mesmo estar atentos ao Santo Padre e aos seus gestos. Quem dera se todos os os comerciantes católicos fizessem o mesmo não acha?

 

Até a próxima!