CATEQUESE: NÃO EXISTE “MISSA DE ANO NOVO”.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

 

Coração de Mãe CATEQUESE: NÃO EXISTE “MISSA DE ANO NOVO”.
Dom Anuar Battisti é Arcebispo de Maringá desde 29 de setembro de 2004

Por Dom Anuar Battisti (Arcebispo de Maringá/PR)

 

Caríssimos amigos!
Não existe Missa de Ano Novo. Este formulário não está no Missal oficial da Igreja. Portanto, não se celebra Missa de Ano novo.
Inclusive, o tal “Ano Novo”, “Virada de Ano” e “Réveillon” não é comemoração religiosa mas sim civil; marcando o início de um novo ano civil. O Ano da Igreja se inicia no Primeiro Domingo do Advento, quatro semanas antes do Natal e não no dia 01 de janeiro.
Nestes meus quase quarenta anos, já vi coisas estranhíssimas: “Missa da Virada”, “Missa de Ano Novo”, inclusive com o padre pedindo para todos irem à Missa vestidos de branco (supertição que é pecado); fazendo a “entrada” dos numerais do novo ano, cantando músicas de Roberto Carlos e outros cantores não sacros sobre “recomeço de ano”, “paz no coração” e outras melosidades… Quanto absurdo em nossas liturgias…

 

Coração de Mãe CATEQUESE: NÃO EXISTE “MISSA DE ANO NOVO”.
No dia 01 de janeiro, celebramos a solenidade em honra a Maria, Mãe de Deus.


Dia 31 de dezembro é memória facultativa de São Silvestre I, que grandiosamente contribuiu com o início da Igreja e a paz com o poder público. Contudo, até as 15h00min, a Missa é própria da Oitava do Natal.
Após as 15h00min, Hora Média no Ofício Divino, segundo a lei litúrgica, já são I Vésperas da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Isto é obrigatoriamente por ser dia de preceito.
Dia 01 de janeiro, é a grande Solenidade de Maria Mãe de Deus. Esta é a festa mais importante de Nossa Senhora no ano todo. Infelizmente acaba sendo esquecida ou muito (quando não completamente) ofuscada pelo grosseiro erro de se celebrar neste dia o que a Igreja não celebra: O Ano Novo! Por ser uma Solenidade, esta festa de Maria Mãe de Deus já se celebra desde as 15h00 do dia 31 de dezembro.
Celebremos portanto Maria, a Mãe de Deus nos dias 31/12 à noite e no dia 01/01. Agradeçamos a Nosso Senhor e a Maria pelo ano civil que se encerra e coloquemos sob a proteção de Deus e de Maria o ano civil que se iniciará, mas sem paganizarmos a liturgia.

 

Fonte: Kerigma Católica News

https://kerigmacatolicanews.wordpress.com

 

Xande Batista

Alexandre Francisco Batista, conhecido por muitos por Xande. Pernambucano, recifense, católico, participante da Renovação Carismática Católica. Tenho 41 anos, sou casado, pai de Maria Natália, servidor público e estudante do curso de Bacharelado em Comunicação Social em Rádio, Tv e Internet das Faculdades Integradas Barros Melo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *